Doma

O Haras Di Cellius começou a aprimorar, em 2020, o serviço de doma dos potros, para que os animais possam seguir depois aos centros de treinamento já devidamente domados.

A doma é realizada por uma equipe profissional e experiente e vem trazendo excelentes resultados dentro das pistas. Os cavalos domados aqui são treinados para que possam estabelecer uma conexão com o treinador, na base da confiança e segurança para ambos, com o objetivo de fazer com que o animal aceite e aprenda os comandos do homem.

Após a transição dos potros do campo para as cocheiras, com aproximadamente 18 meses, eles passam a se acostumar com a vida de forma diferente, passando mais tempo nas cocheiras e se exercitando com monitoramento, seja no redondel, seja nos piquetes apropriados para isso. Logo que estão prontos para seguir para os respectivos Centros de Treinamentos, com aproximadamente 2 anos, o Haras Di Cellius oferece o serviço de doma dentro da própria estrutura.

O processo leva em torno de aproximadamente 60 dias, dependendo de cada animal. Nas primeiras semanas, os animais são treinados em um redondel, com espaço grande para que o animal possa se habituar com os exercícios solicitados pelo domador. Nessa fase, os potros são acostumados com o cabresto e com o bridão para que se familiarizem com o freio e as rédeas, bem como a manta, para que posteriormente possam ser montados. São realizadas diversas repetições de exercícios com o máximo de cuidado em relação ao condicionamento físico e integridade de cada animal. Nesse redondel, os animais são charreteados, um processo em que o cavalo é conduzido pela arena pelo treinador, normalmente com o auxílio de cordas, para que esse consolide o domínio sobre o animal. Essa fase também é conhecida como doma de baixo e trabalha, inclusive, a capacidade do cavalo se acostumar com o treinador, não sentir tantas cocegas quando tocado, não se assustar tão facilmente e começar a aprender os comandos de direita, esquerda, afastar de ré, entre outros. Após a passagem dessa primeira fase, o treinador consegue montar o cavalo e exercitá-lo pelo campo, para que consiga se habituar aos comandos e comece a trotar e galopar.

O Haras conta ainda com estrutura de “starting gate” para que os animais possam ir se acostumando com o portão de largada, entrada e saída das cabines. Todo esse processo de doma leva em torno de 60 dias, mas cada cavalo tem seu tempo e isso é considerado para que se chegue ao resultado final almejado. Esse serviço de doma é oferecido tanto aos potros nascidos, criados ou pensionistas do Haras, quanto aos potros criados em outros Haras mas que desejam que seus animais sejam domados antes de seguirem aos seus centros de treinamentos. Venha conhecer a doma realizada aqui no Haras Di Cellius ou entre em contato para saber maiores informações.