Maternidade
A partir de julho começa um período de muita emoção e de maior importância para criadores de Puro Sangue Inglês. É quando começam os nascimentos dos produtos da nova geração.
Atualmente, o Haras Di Cellius mantém um plantel de 32 éguas de cria própria e mais 24 em hospedagem, totalizando 56 reprodutoras. Dentre elas, nomes importantes, cujos produtos já obtiveram grandes resultados pelas pistas mais importantes do país.
A estrutura do nosso Haras é espetacular! O galpão da maternidade possui 16 cocheiras e é equipado com farmácia própria para atender as diversas necessidades das futuras mamães e de seus produtos.
O acompanhamento reprodutivo das matrizes, especialmente na estação de monta, se faz necessário para que os cuidados com os partos e as coberturas resultem na aplicação correta e combinada das técnicas de manejo eficientes e recomendadas. Os diversos piquetes distribuídos pelos campos são divididos por grupos de manejo: éguas de cria, éguas a parir, éguas vazias. À medida que estão mais perto de dar a luz, seguem para mais perto das cocheiras.
Desde a chegada dessas éguas no Haras para que passem a ser reprodutoras, são alimentadas e cuidadas para esse fim. Elas deixam de ser atletas e devem se adaptar a essa nova etapa de suas vidas.
Uma das mudanças importantes é a alteração gradativa das cocheiras para os campos, uma adaptação lenta de suma importância, assim como a nutrição das futuras mamães.
O Haras Di Cellius mantém uma equipe excelente responsável pela reprodução e manejo diário dessas éguas de cria, tanto para os animais próprios quanto para as nossas pensionistas.
Na busca sempre por melhores resultados, além da hospedagem de reprodutoras, proporcionamos os seguintes serviços:
- arraçoamento, duas vezes ao dia, utilizando a melhor alimentação disponível no mercado;
- éguas após o parto ou quando do término do fotoperíodo artificial, podem ser mantidas a campo, em potreiros específicos, recebendo arraçoamento duas vezes por dia, respeitando-se as exigências de cada animal e buscando a racionalidade no manejo;
- fotoperíodo artificial, com disponibilidade de 120 cocheiras e manejo semi-intensivo (potreiros durante o dia);
- controle do desenvolvimento da prenhez, com auxílio de testes laboratoriais hematológicos e exames radiológicos;
- controle folicular e diagnóstico gestacional por ultrassonografia;
- acompanhamento do parto, por veterinário residente, com amplas cocheiras maternidades e suporte de oxigênio para emergências neonatais;
Sabe-se hoje que o manejo das éguas durante a prenhez é de fundamental importância para sua cria. Com base nisso, o Haras Di Cellius se preocupa com cada detalhe para que as futuras mamães passem por todo o processo com tranquilidade, bem alimentadas e cuidadas, pois tudo influenciará na qualidade de vida, desde a concepção, dos nossos futuros atletas.
Clique aqui para conhecer as REPRODUTORAS do Haras Di Cellius.